LITERATURA BRASILEIRA
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA A PROVA TRIMESTRAL
GABARITO:
1) Gab: C
2) Gab:
No texto Emergência, o poema é a janela da alma. Através do poema, tanto o sujeito lírico quanto o leitor respiram, libertando-se de um cotidiano opressor. Assim, a poesia é concebida como libertação, daí as imagens da “cela abafada” (sentimentos e fatos da vida que aprisionam o indivíduo) e da “janela” (meio que possibilita a entrada do elemento salvador — “o ar”, ou seja, a poesia).
No texto Agosto 1964, defende-se que a poesia deve estar articulada com os problemas do seu tempo, denunciando-os. A poesia não pode ficar alheia à realidade contemporânea do poeta, mundo marcado pela violência social e política. Nesse contexto, a poesia torna-se “arma de combate” pela transformação da realidade.
Nesse poema, encontram-se imagens como “a poesia agora responde a inquérito policial-militar” (a arte vítima da censura), “um artefato” — a arte como instrumento de luta — e o poema como “uma bandeira”, como o estandarte que pode liderar, que pode ir à frente, na liderança da luta por uma causa social.
4) Gab: C
5) Gab: C
6) Gab: D
7) Gab: E
8) Gab: B
9) Gab: C
10) Gab:
a) Os exemplos de metáfora, no texto de Rubem Alves, são os jovens são aves e seus voos são flechas.
b) Existem metáforas na seguinte passagem: abrir as torneiras para irrigar as urnas com votos. Nesse caso, a linguagem figurada, isto é, o uso conotativo das palavras, serve para se referir à distribuição de dinheiro com vistas a obter votos nas eleições.
11) Gab: A